Sintonização
Pré-requisitos para Sintonização
Alguns itens mágicos exigem que uma criatura forme uma ligação com eles antes que suas propriedades mágicas possam ser usadas. Essa ligação é chamada de sintonização e certos itens têm um pré-requisito para isso.
Pré-requisitos de Classe
Se o pré-requisito for uma classe, uma criatura deve ser um membro dessa classe para se sintonizar ao item.
Nota: Se a classe for uma classe conjuradora, um monstro se qualifica se esse monstro possuir espaços de magia e usar a lista de magias dessa classe.
Benefícios sem Sintonização
Sem se sintonizar a um item que requer sintonização, uma criatura ganha apenas seus benefícios não-mágicos, a não ser que sua descrição diga o contrário.
Exemplo: Um escudo mágico que requer sintonização concede os benefícios de um escudo normal a uma criatura que não esteja sintonizada a ele, mas nenhuma de suas propriedades mágicas.
Processo de Sintonização
Para se sintonizar a um item, uma criatura deve:
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- Passar um descanso curto focado apenas nesse item
- Estar em contato físico com o item
- O descanso curto não pode ser o mesmo usado para aprender as propriedades do item
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Tipos de Foco
O foco pode ser na forma de:
- Prática com arma (para uma arma)
- Meditação (para um item maravilhoso)
- Qualquer outra atividade apropriada
Condições de Sintonização
Interrupção
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- Se o descanso curto for interrompido, a tentativa de sintonização fracassa
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Sucesso
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- No final do descanso curto, a criatura ganha uma compreensão intuitiva de como ativar as propriedades mágicas do item
- Inclui quaisquer palavras de comando necessárias
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Limitações
Número de Itens
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- Um item pode ser sintonizado a apenas uma criatura por vez
- Uma criatura pode se sintonizar a no máximo três itens mágicos por vez
- Tentativa de sintonizar um quarto item sempre fracassa
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Restrições Adicionais
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- Uma criatura não pode se sintonizar a mais de uma cópia do mesmo item
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Término da Sintonização
A sintonização termina se:
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- A criatura não satisfizer mais os pré-requisito
- O item ficar a mais de 30 metros de distância por pelo menos 24 horas
- A criatura morrer
- Outra criatura se sintonizar ao item
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Término Voluntário
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- A criatura pode terminar voluntariamente a sintonização passando outro descanso curto focado no item
- Exceção: Não funciona para itens amaldiçoados
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Itens Mágicos Amaldiçoado
Natureza das Maldições
Alguns itens mágicos carregam maldições que atormentam seus usuários, algumas vezes muito tempo depois do usuário terminar de usar um item.
Identificação da Maldição
- A descrição do item mágico especifica se o item é amaldiçoado
- A maioria dos métodos de identificação de itens falham em revelar a maldição
- Conhecimento prévio pode dar apenas uma dica sobre a existência da maldição
Importante: A maldição pode ser uma surpresa completa para o usuário do item quando seu efeito é revelado.
Sintonização de itens amaldiçoados
Restrições de Término
- Sintonização com um item amaldiçoado não pode terminar voluntariamente
- A única forma de encerrar a sintonização é quebrando a maldição primeiro
Métodos de Quebra de Maldição
- Uso da magia remover maldição
- Outros métodos específicos descritos no item ou determinados pelo Mestre de Jogo
Consequências
- A maldição permanece ativa até ser especificamente removida
- Pode afetar o personagem mesmo após parar de usar o item
- Os efeitos variam de acordo com o item específico